quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Telemarketing


Tem coisa mais irritante do que telefonema de operador de telemarketing? Você está lá ocupada, passando a limpo um relatório que tem que entregar no dia seguinte; ou no meio da cena mais importante de um filme e o telefone toca. Ninguém da sua casa se dá ao trabalho nem de mexer as pestanas. Sobra pra você a triste missão de levantar o traseiro da sua confortável cadeirinha acolchoada.


Bufando de raiva, você atende e escuta aquela voz mecânica (não importa de que estado o operador seja, o sotaque é sempre o mesmo) falando: Sra. Fulana de Tal? Aqui é do Melhor Cartão do Mundo e de acordo com seu perfil a senhora foi uma das felizardas selecionadas para fazer parte da nossa rede Melhor Cartão do Mundo Banking.

Antes que você tente dizer que não quer cartão nenhum, vem todo o discurso de vantagens em ser cliente Melhor Cartão do Mundo. Até que você, já cansada e tentando permanecer calma, finalmente fala a ela que não se interessa. Final de papo? Não, meus queridos leitores, porque persistência é uma característica peculiar de operadores de telemarketing (eu sei que é o serviço deles e respeito, mas cá entre nós, quem gosta de ouvir todo o blábláblá?). É a hora que começa o festival de perguntas: A senhora vai perder a oportunidade de comprar em mais de 150 mil lojas espalhadas pelo Brasil? Ou se negar a aceitar o Seguro Manicure, que cobre todos os gastos ligados a este fim em qualquer estabelecimento cadastrado? E o seguro farmácia que paga seus remédios caso você perca seu emprego?

Tenho algumas dicas que uso para cortar logo o papo:



1. Mesmo que você ganhe o maior salário do planeta, é sempre bom dizer que não tem renda fixa. Renda fixa, aliás, são as palavras-chave num telefonema deste porte. De cliente felizarda selecionada, você passa a não fazer mais o perfil da rede de cartões de uma hora para outra. Funciona sempre. Se quiser incrementar, e perguntar se não tem emprego na empresa pra você, ajuda ainda mais.

2. Seja sincera. Geralmente esta é a tática que eu uso. Com o cuidado de não ser rude, pois a pessoa que liga não tem culpa do serviço chato que tem que fazer: Antes que ela comece a falar (momento crucial entre ela perguntar se é você e o sim) “Si...Olhe, vou ser sincera para que você não perca o seu tempo e eu não perca o meu. Não tenho nenhum interesse em fazer esse cartão. Mas muito obrigada pela ligação”. Parece ineficaz, mas eu garanto a vocês que é uma forma muito boa de por fim na conversa.

3. Diga que não é a pessoa e que ela não está em casa. Tudo bem que eles continuarão ligando todos os dias e em diferentes horários. É só uma forma rápida de escapar, não uma solução.

4. Invente uma mentira, do tipo: “Olhe, não é Fulana de Tal não, inclusive, se você conseguir falar com ela, diga àquela safada que eu estou esperando ela me pagar o dinheiro que me deve...”. Funciona como a primeira dica, mas talvez você não consiga mais nunca fazer cartão dessa rede...

Bem, é isso!

Post dedicado ao meu querido amigo Ricardo!

9 comentários:

Verinha disse...

ótimas dicas Mai rsrsrs

Fabi_Perini disse...

Dicas absorvidas e aplicarei no futuro! hahaha

Anônimo disse...

Eita..essa de dizer que não tem renda eu usei..qd tinha bolsa de IC..e logo p/ o American Express..foi ótimo o papo..amigo eu recebo td mês R$251,09. RESPOSTA: Ok, senhora voltaremos a entrar em contato futuramente!!!kkkkk
NEVER MORE!!!!

Giuliana disse...

Ahuahauahuahua...muito bom!

Realmente, tá pra nascer algo mais irritante do que telemarketing.

Sempre uso a dica 3, mas qdo eles me atormentam demais uso a 2,só que não com muita delicadeza...rs

Ou também, como minha voz e da minha mãe são praticamente idênticas, nos passamos uma pela outra...rs

E é assim, eles torram seu saco pra fazer um cartão qdo vc não quer, dai vc dispensa todos, de repente, surge a necessidade de fazer um, ai pergunta se um desses seres te ligam? Não aparece Um pra contar história..rs

Ju disse...

suahuuhhussauhauhhshusauhuaasauha
um dia terei coragem de usar essa técnica 4, muito boa! suahsuahsuha

geralmente solto um 'desculpa, mas não sou eu quem paga minhas contas e meu pai com ctz não vai se interessar' é simples, mas funciona!

morri de rir, imagino agora rozinha contando os causos dela sobre o tema 'telemarketing' ahahaha

beijos, maaai:*

Mai Gonçalves disse...

Pior, Ju, é que Rozinha já trabalhou como atendente de Call Center. Só que era pra escutar reclamação, não pra vender produto!

Fernanda Reali disse...

Num episódio do querido Seinfeld, ele atende e está sem saco. Aí ele diz ao operadorde telemkt: me dê seu telefone que eu ligo mais tarde. Ah, vc não pode me dar seu telefone. Sim, claro, você não quer ser perturbado? Eu também não! (desliga) hahah, ótima.

Pollyanna disse...

Caramba...descreveu bem o perfil de um operador de telemarketing...Se bem que, só quem trabalhou com isso sabe como é "Queremos resultados"!! Mas tudo bem, assumo, tem uns que exageram mesmo.

bjos

Rozinha disse...

Me lembro de um episódio de "os normais" em que Vani trabalhava cobrando dívidas por telefone e q a primeira mulher q ela liga, faz a maior cena, chora, conta uma história bem triste e Vani se compadece, deleta as dívidas dela do sistema, chora junto com a mulher ouvindo ela contar tudo... enfim, ligação gravada e demissão consumada:P hehehehe Amo vani;)Eu era quase igual a ela qnd trabalhei num telemarketing... era com emprestimo... quase q eu dizia aos velhinhos pra n entrarem nessa... que o juros eram um assalto:P hehehe