domingo, 25 de outubro de 2009

Domingo



Cá entre nós, tem coisa mais chata do que domingo? É aquele dia preguiçoso, que você não tem ânimo pra sair da cama (lê-se, você está de ressaca). Para eu que sofro de insônia então, os domingos são ainda piores. Acordo cedo e TODO o resto do mundo continua dormindo. E vá acordar um amigo seu antes de meio dia pra você ver... capaz até de perder a amizade.

Sinto que só existem duas atividades recreativas no domingo: ir à praia ou ir ao shopping. Nas duas você deve estar consciente que verá mais pessoas do que você sequer imaginou existir na sua cidade.



Pra ir à praia, tem que chegar bem cedinho, garantir estacionamento e ter o direito (pago, obviamente) de conseguir uma cadeirinha pra se sentar e um guarda sol para não tostar. A partir das 11h, parece que o mundo abriu a porteira para os banhistas. Chegam em bando e entopem a praia. E as comidinhas de praia então? Eu tenho vontade de comer tudo: é ostra (péssimas recordações), cachorro quente, caldinho, caldeirada, sanduíche natural, coxinha, empadinha. Para garantir minha passagem pela porta (afinal, comendo isso tudo que falei, eu vou virar uma bola) e pelo fato de meus amigos não acordarem na hora de ir à praia, dispenso o primeiro programa.



Quanto ao shopping, é aquela história, você nunca consegue entender como tantas pessoas conseguem ficar naquele local com limitações espaciais. Domingo no shopping é igual a ônibus no final do expediente. Se não der um encaixe, vai ter gente caindo pela porta (isso porque não vou entrar nem no assunto: ônibus no domingo). Ok, programa dispensado também. Para evitar estresse com essas duas situações anteriores, prefiro ficar em casa vendo televisão.

Mas eis outro problema: você liga a dita cuja e só tem raiva... Acho que todas as emissoras brasileiras fizeram um acordo para passarem programa ruim à tarde. Só pode. E quando a Globo resolve reprisar pela milésima vez Inferno de Dante? É de fazer chorar. Tenho certeza que a tarde do domingo dura mais que a dos outros dias da semana.



Setenta horas depois chega à noite. Agora você vai sair certo? Errado. Não dá pra sair, porque segunda é dia de acordar cedo para o trabalho. Não importa se todo mundo dormiu até tarde. O senso de responsabilidade profissional bate em todos os conhecidos e você não arranja companhia pra sair. Nem tente. Enfim, resumo da ópera, conforme-se, você vai passar o dia inteiro em casa, sem fazer nada.



Por isso que nunca ninguém virou pra mim pra dizer “que legal, hoje é domingo”. Sempre o que ouço são reclamações. Na verdade, por mim todos os dias deveriam ser sextas-feiras. Com expectativas, com alegrias, com aquela sensação que um sábado feliz ainda te separa do domingo indesejado.

5 comentários:

Giuliana: disse...

Bom, como aqui onde moro não tem praia e nem shopping...no domingo é curtir preguiça, tentar morrer de tédio assistindo algum programa da tv ou assistir alguns filmes, ler livros, dormir.

Eu gosto do domingo, só fico meio chateada qdo vai anoitecendo, pq dai o senso responsabilidade apita e a tristeza de ter que encarar a segundona chega...rs

Bjs, Mai.

Fernanda Reali disse...

Uma vez, odiei domingos por longo tempo pelos mesmos motivos que tu escreveste (tédio de tudo). Até que uma amiga falou algo parecido que a Giu disse. E ainda contou que na cidade dela nem farmácia abria no domingo, só padaria e igreja!!! E que, se todas as pessoas da cidade fossem pra a pracinha, talvez ainda sobrasse lugar. E que fazia muito frio em muitos dias (serra gaúcha). E que, mesmo que eu não fizesse nada nos meus domingos, só pudesse tomar sol, já era para ficar feliz.

Morri de vergonha, concordei mil por cento

Neste ano de 2009, vivi os melhores domingos da minha vida, hoje inclusive, graças a mim que sei aproveitá-los, mas também graças a ela que me deu este toque.


Beijos e boa semana!!!

Ciça disse...

Amiga, eu adoro domingos. Sério! É uma pena apenas pela depressão pré-segunda. Mas adoro dormir, não fazer nada, e não sair!
Beijos!

Mai Gonçalves disse...

kkk! O problema do domingo é o tédio! todo mundo fica sem animo de sair, ja pensando na segunda-feira... e eu adoro sair!

Ju disse...

o problema do domingo é a consciência de que no outro dia começa tuuuudo de novo e a frustração de saber que ainda uns minutos passados vc estava na alegria de sexta a noite e de repente já tem organizar tudo pra recomeçar!

quanto ao ficar em casa dormindo, sem fazer nada realmente útil eu decididamente não me importo, minha cama é uma boa companhia, além dos bons amigos (vrtuais ou não) que estão sempre aí (: