segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dia das Crianças



Acho que se quando criança eu soubesse quanto a infância faria falta pra mim agora que sou adulta, certamente teria aproveitado muito mais. Tão boa a época que não se tinha preocupação com nada, as cobranças eram mínimas: uma notinha boa na provinha da escola, tentar não quebrar novamente o vidro da janela do vizinho, não comer toda a caixa de chocolates antes do almoço. Problemas com dinheiro? Nada. No máximo, era só o de contar as moedinhas pra comprar bala na banca da esquina.

E gosto de infância então? Fica na memória pro resto da vida. O bolinho de feijão com farinha que a vó da gente fazia na hora do almoço e o pudim de leite de sobremesa; biscoito guffs com ki-suco de laranja, que a gente tomava no colégio; geléia de mocotó embasa; aqueles chicletes e bombons maravilhosos (mini-chiclets, xaxá, soft).



Naquela época se podia brincar na rua: pega-pega, esconde esconde, barra bandeira, batatinha frita 1, 2, 3. Andar de bicicleta pelo quarteirão, sem medo de roubo ou sequestro.

Fico bem inconformada quando vejo as meninas de hoje, de dez/onze anos, preocupadas com coisas fúteis como maquiagem e o melhor celular da moda. Querendo ser adulta, sem ser. Se elas soubessem quanta falta elas vão sentir dessa época, quando não puderem mais voltar atrás...



Às vezes fico pensando nisso e bate um desânimo, uma vontade de impedir que o tempo passe. Crescer dá muito trabalho, traz muitas preocupações. Daí eu olho para meu avô, vejo um senhor de 87 anos, que ama a vida e soube aproveitar cada etapa dela e a animação logo volta. O importante não são os anos que passam cada vez mais rápido e castiga nosso corpo, e sim manter o espírito jovem. Viver e gozar de cada momento que for vivido.

Feliz dia das crianças para todo aquele que conserva em sua essência parte da doçura e alegria da infância!

8 comentários:

ciça disse...

adorei. assino embaixo!!

Pollyanna disse...

ohhh... quase choro aqui so de lembrar de tudo isso.. acho que infancia boa, é aquela que a gente vive sem lembrar que um dia vai ter que crescer não é! Feliz dia das crianças :)

Rozinha disse...

Sou criança até hoje! Adorei o post... deu saudade daquela época. Feliz dia das crianças!!! PS:Mai, vc consegue ir fundo no que a gente pensa e sente. Atoron!!;)

Unknown disse...

Tu soy MARA!!!

Fernanda Reali disse...

" O importante não são os anos que passam cada vez mais rápido e castiga nosso corpo, e sim manter o espírito jovem. Viver e gozar de cada momento que for vivido".

Concordei com este trecho, mas não tenho saudades da minha infância. Lembro mais das coisas ruins do que das boas, dos momentos tristes do que dos felizes, embora sejam em menor quantidade, os tristes marcaram mais.

Bjs!!!

Ju disse...

melhoooro foto é essa última, coisa mais fofa! (:

ah, eu sinto saudades de não ter tantas preocupações como hoje, mas algumas liberdades da vida de gente grande (no meu caso gente velha apenas) compensam! =]

Beijos, Maai!

Verinha Paulino disse...

q saudades da minha infância :)

Giuliana: disse...

Eu morro de saudade da minha infância, acho que qdo era criança já pressentia o que estava por vir, tanto que meu pai me encontrava aos prantos e perguntava o que aconteceu, e eu dizia: "Pai, eu não quero crescer, quero ser criança pra sempre!" ahuahaua

Ai ai...eu era feliz e não sabia. A maioria das coisas boas e felizes que me marcaram são da infância.

E a precocidade da infância de hoje me assusta e me deixa indignada! É uma pena.

Ah, feliz Dia das Crianças, Mai! Passei ontem por aqui e não deu pra comentar...perdão!

Bjs.