segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Coisas que não entendo

Cheguei a conclusão que é bem mais fácil escrever o que me irrita do que eu gosto, então vamos lá:

Como eu já falei aqui mil vezes eu sou de Recife e como boa pernambucana tenho um amor incondicional pelo meu estado e pela minha cidade. Mas eu não sou cega, por isso estou fazendo esse post para falar de duas coisas que realmente não entendo que ocorrem aqui (assim como em grande parte do Brasil).



Eu gosto de ficar observando as coisas enquanto passeio pela cidade (como co-pilota, obviamente, porque como motorista não quero causar nenhum acidente) e ultimamente venho reparado muito na pichação que está rolando solta por aqui. Ta, isso não é nenhuma novidade... não é de hoje que isso acontece, mas ultimamente vem se intensificando e não tem um trecho da cidade que eu passe, que não esteja manchado.



Acho de uma falta de sentido sem tamanho esse negócio de pichar. E o pessoal ainda tem coragem de dizer que é arte. Qual a arte que existe em pegar um tubo de tinta e desenhar letras sem sentido no muro/parede da casa de outras pessoas? Pior ainda quando é em algum prédio histórico. Que raiva que me dá. A Prefeitura termina uma reforma em um dos casarões do Recife Antigo e basta uma noite para que algum palhaço chegue lá e escreva “%*IFFD” e estrague tudo que foi feito.

Os pichadores inclusive devem ser ninjas. Estava passando pela ponte do Pina (Ponte Governador Agamenon Magalhães) e vi que até no alicerce da ponte (ou seja, dentro do estuário) o pessoal conseguiu chegar e pichar. Meu filho (o pichador), vá arrumar uma namorada/o e passar suas noites fazendo algo mais útil do que se embrenhar pelo meio da água pra sujar a cidade.



Tenho uma solução bem prática. Quer pichar? Pega um spray inteiro de tinta, aponte para a cara e detone. Ou melhor, faça uma tatuagem permanente logo na cara com um O de otário bem grande. Piche sua casa. Mas não chegue à casa dos outros ou em prédios de domínio público e detone seu sprayzinho não, porque além de falta de respeito e de educação é crime (ambiental, com punição de 3 meses a 1 ano e multa, com agravante se for prédio histórico!).

Uma segunda coisa que não entendo é a sujeira nas ruas. As pessoas têm o costume de comer alguma coisa em casa e jogar o lixo no chão? Não, né (imagino)? Então por que diabos jogam tudo que não presta na rua? Será que já ouviram falar em uma coisa chamada lixeira?



Dia desses estava passeando de carro e vi um cara de uma picape que simplesmente baixou o vidro e jogou uma resma (pela quantidade, era praticamente isso) de papel ofício usado pela janela. Não dava pra guardar e jogar em uma lixeira? Vontade que tive foi de catar os papéis, correr atrás do carro e jogar tudo de volta. Mas parar no meio de uma BR e fazer isso não teria sido muito sensato da minha parte.

O que me deixa mais irritada é que isso não é raro, inúmeras vezes eu já vi gente de ônibus/carro jogando resto de comida pela janela ou até mesmo pedestre que não se dá ao trabalho de procurar uma lixeira, atira ali mesmo no chão. Às vezes tem aquele que se acha mais educado e coloca no cantinho da calçada, como se fizesse alguma diferença.



Acho que mesmo quem não tem tanta base de educação (porque pra mim é imperdoável fazer um negócio desses quando se recebeu boa educação) deve ter noção de que sujar a cidade é algo errado. Tenho um amor incondicional pela minha terra, que apesar desses problemas é lindíssima, mas não é esse o cartão postal que eu quero ostentar. Uma cidade suja não agrada a ninguém.

Imagens: Google e Maria Helena Nascimento

2 comentários:

Ju disse...

para que façam a coisa certa haver punição, acho que nunca nessa cidade que a gente vai conseguir passar um dia sem ver algum porco fazendo das suas por aí, pior de tudo é que os pichadores acham que isso é um estilo de vida, uma crença ou sei lá o que, deviam era ir tudo pichar a prisão isso sim, bando de porco!

mesmo assim, não trocaria minha cidade por nada, tirando isso e tudo mais de ruim é mara! hahaha (:

Fernanda Reali disse...

Estivemos aí em dezembro e achei Porto de Galinhas incrivelmente limpo. Fiquei impressionada e comentei como pode um lugar tão cheio estar tão limpo. Dormimos uma noite em Recife em um hotel na Av. Praia da Boa Viagem e achei suuuperlimpo. Comparando com Copacabana, nossa, brutal diferença da porquice daqui.

Bjs